O desperdício de alimentos é um dos maiores problemas solucionáveis do mundo!
UMA A CADA OITO pessoas no mundo vai para a cama todos os dias, passando fome.
No âmbito mundial, em média, um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1,300 bilhões toneladas de alimentos. A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) calcula que esses alimentos seriam suficientes para alimentar dois bilhões de pessoas.
Paralelo a isso, temos no Brasil hoje milhões de pessoas passando fome, sem considerar as que estão subnutridas. Um cenário que não faz sentido frente à quantidade de alimentos desperdiçados.
Apenas no VAREJO foram desperdiçados em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos no mundo. Isso do que estava disponível em supermercados, sacolões, restaurantes e residências, ou seja, já aptos e disponibilizados para o consumo. Um total de 17% dos alimentos disponíveis foi desperdiçado! Isso não considera o que ser desperdiçou ou se perdeu em toda a cadeia produtiva e de distribuição anterior a este ponto.
Só a nível doméstico, residências, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, desperdiçamos 570 milhões de toneladas de alimentos. Um média de 74 kg de alimentos jogados fora por pessoas a cada ano! No Brasil este número é de 60 kg per capita.
A produção de alimentos no mundo, em relação ao período de 2005 a 2007, precisa aumentar 60% até 2050 para suprir a crescente demanda, resultante do crescimento da população. A necessidade de maior produção gera maior pressão sobre recursos naturais escassos, como solo, água, energia e nutrientes (fósforo, potássio etc.) e deixa ainda mais nítido um problema social com elevado impacto ambiental: as perdas pós-colheita e o desperdício no final da cadeia de suprimentos.
Em 2027, o mundo pode enfrentar um déficit de 214 trilhões de calorias. Em outras palavras, em menos de uma década, não teremos comida suficiente para alimentar o planeta.
Sabemos há muito tempo que podemos chegar a um ponto em que teremos mais pessoas do que a comida para sustentá-las. Em 2050, a população mundial deverá atingir 9,1 bilhões, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) prevê que nesse ponto, o mundo precisaria produzir mais 70% de alimento do que hoje para alimentar todas essas pessoas. Esse prazo de 2050 é geralmente citado por cientistas e organizações como a FAO e a Oxfam como o ano em que o mundo ficará sem comida suficiente.
330
%
DOS ALIMENTOS SÃO PERDIDOS OU DESPERDIÇADOS
140
MILHÕES DE PESSOAS PASSANDO FOME NO BRASIL
110
MILHÕES DE PESSOAS PODERIAM SE ALIMENTAR COM 20% DO QUE É PERDIDO
Assim, é objetivo MUNDIAL, até 2030, reduzir em 50% o desperdício de alimentos!
Quando combatemos o desperdício de alimentos, estamos combatendo o desperdício de toda uma cadeia de recursos. Afinal, quando desperdiçamos alimentos, também estamos desperdiçando água, energia, combustível, solo e outros diversos recursos humanos e naturais. O desperdício de alimentos é, hoje, o terceiro maior responsável pela emissão de gás carbônico da face da Terra!
Combater o desperdício e alimentar a solidariedade! O PRODAL é totalmente sinérgico com três dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): FOME ZERO, SAÚDE E BEM-ESTAR e CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS. Até 2030, o objetivo mundial é reduzir em 50% o desperdício de alimentos.
A crise provocada pela pandemia do COVID19 deve agravar ainda mais a situação. Segundo dados do Banco Mundial, cerca de 7% da população brasileira viverá na extrema pobreza até dezembro de 2020. Isso poderá levar o país a ter 15 milhões de pessoas passando FOME!
De acordo com a ONU, temos no mundo 820 milhões de pessoas atingidas pela fome. Diariamente, mais de 21.000 pessoas morrem de fome no planeta! Vivemos uma “pandemia de fome” há muito tempo, temos a vacina em nossas mãos, alimento, e jogamos ela fora todos os dias!
820 milhões de pessoas
atingidas pela fome*
Diariamente, mais de 21.000 pessoas morrem de fome no planeta! Vivemos uma “pandemia de fome” há muito tempo, temos a vacina em nossas mãos, alimento, e jogamos ela fora todos os dias!
*Fonte: ONU
Mix de Legumes
Um alimento nutritivo e saudável, para todos!
Você se alimenta bem e ajuda a alimentar alguém.