Carinho de Compras

Item
Quantidade
Não existem itens no seu carinho de compras
post1
Nome do Produto

Instituto CeasaMinas

-Institucional-

O Instituto Ceasaminas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, com qualificação jurídica de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Não temos fins lucrativos, apesar de podermos comercializar produtos e serviços com o objetivo de manter os programas sociais que desenvolvemos.

Nosso objetivo primordial é promover e colaborar para o desenvolvimento, apoio e execução de programas, projetos, ações e atividades de RESPOSABILIDADE e INCLUSÃO SOCIAL, notadamente aqueles alinhados a questões de SEGURANÇA ALIMENTAR.

A Segurança Alimentar consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares produtoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis.

Também é nosso foco o desenvolvimento, promoção, apoio e execução de programas, projetos, ações e atividades de educação, saúde, científicas, tecnológicas, além de estudos e pesquisas, divulgação de informação e do conhecimento de interesse comunitário, que vise a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Nossos projetos

Mantemos desde de 2002 o Prodal - Banco de Alimentos. Esse programa de segurança alimentar tem como objetivo principal reduzir o desperdício de alimentos.

Diariamente são recolhidos alimentos que perderam o valor comercial, mas que preservam suas características sanitárias e nutricionais.

Os alimentos recebidos são separados, devidamente processados, higienizados e posteriormente doados para entidades cadastradas em nosso Banco de Alimentos. Todas as entidades devem seguir padrões previamente estabelecidos. Os alimentos podem ser doados in natura, na forma de polpa (no caso de frutas) ou minimamente processados. Cada entidade cadastrada busca sua cota de alimentos uma vez por semana nas instalações do Instituto.

Nessa operação, contamos com manipuladores de alimentos altamente treinados, uma nutricionista responsável técnica pelos procedimentos; assistente social que acompanha as visitas às instituições beneficiárias, além de auxiliares administrativos e estagiários.

Atualmente, esse programa atinge mais de 150 Instituições Sociais cadastradas, que atendem várias pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Hoje beneficiamos mais de 26.000 pessoas por semana com o PRODAL. A integralidade dos procedimentos empreendidos no Prodal segue um rigoroso manual de boas práticas próprio que reúne a legislação e normatização nacionais acerca de cada ação desenvolvida internamente, bem como a infraestrutura física.

Esse programa constitui na fabricação e distribuição de sopa a partir da desidratação de vegetais como: cenoura, beterraba, batata, moranga e mandioca. Essa sopa é complementada com a adição de macarrão e proteína de soja. Ela é um complemento que enriquece a alimentação de milhares de crianças e adultos em diversas instituições, Creches, Escolas e Asilos.

A produção dessa sopa evita o desperdício de vegetais que já se encontram em alto estágio de maturação, ou que estão fora do padrão estético para consumo, gerando um produto de alto prazo de validade, mesmo em condições ambientes (mais de um ano). Além de permitir a estocagem, com o VITASOPA o podemos atingir regiões mais distantes, o que é mais difícil de se realizar através do PRODAL, devido ao alto estágio de maturidade dos alimentos recebidos.

Esse programa possui estreita parceria com o Produtor Rural, elemento chave nessa cadeia produtiva. De forma mais ampla que o PRODAL, o VITASOPA começa a trabalhar a diminuição do desperdício diretamente na fonte produtora, o CAMPO. Com parcerias estreitadas diretamente com produtores, cooperativas e beneficiadoras, recolhemos os alimentos que seriam descartados por não estarem dentro dos padrões estéticos para consumo, mas que possuem 100% de propriedades nutritivas necessárias ao consumo.

Nesse momento estamos buscando recursos para reativar esse programa que se encontra desativado por falta de
recursos de custeio.

Como Fazemos

-Dõe o que você não precisa e prolifere amor-

Doadores

Qualquer um pode doar alimentos, desde que estejam em perfeitas condições para consumo!

Transporte

Enviamos um motorista ao local para recolher os alimentos que estão em boas condições e transportá-los.

Seleção

Mesmo estando bons, todos os alimentos são selecionados, tratados, higienizados e algumas vezes processados.

Repasse

Cada instituição cadastrada retira semanalmente sua cota de alimentos, de acordo com critérios como: tipo de público, refeições servidas, número de pessoas.

Conheça Nossa Equipe

-Uma equipe que faz a diferença-

Tyler Palmer

Presidente

Tyler Palmer

Gerente Geral

Tyler Palmer

Nutricionista

Tyler Palmer

Marketing